Posse de Padre Alan como Pároco (Habemus Pároco)

Pe. Alan recebendo as chaves da Igreja. (Foto: Adriana Carla, PASCOM)

Neste domingo (04), o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, presidiu a Missa de Posse como Pároco de Padre Alan Vieira do Nascimento. A Santa Missa iniciada às 19h na igreja matriz de Laranjal contou com a presença de nossos diáconos permanentes, Frei Goreti, familiares, amigos e de toda a comunidade paroquial. Mais de 500 pessoas lotaram nossa igreja, algumas participando da celebração do lado de fora.

Após a segunda leitura, retirada da carta de São Paulo aos Coríntios, Dom José entregou o Evangelho ao Padre Alan, mostrando que cabe a ele a função de pregar Jesus à parcela do povo que lhe foi confiada, então ele mesmo fez a leitura do Evangelho de João 2,13-25.

Logo após a homilia, feita pelo Arcebispo, começou o Rito de posse. Dom José entregou as chaves da Igreja ao padre para que ele zele pelo templo; depois o levou até a Capela do Santíssimo onde entregou a ele a chave do sacrário. O Padre abriu a porta fazendo um pequeno momento de adoração ao Senhor Sacramentado. Voltando para dentro da igreja, o Arcebispo o levou até o confessionário e, por último, entregou a ele a cadeira da presidência.

Terminado o Rito, Padre Alan foi calorosamente saudado com uma salva de palmas pelos paroquianos e demais familiares e amigos ali presentes.

Ao final da Santa Missa, nosso novo Pároco falou um pouco sobre a história dele desde que entrou no seminário em 2005 até os dias de hoje. Agradeceu imensamente aos paroquianos de Rio Bonito (centro) onde esteve como Vigário Paroquial e também aos paroquianos da Santíssima Trindade, bairro Trindade em São Gonçalo, sua paróquia de origem. Por fim, agradeceu a recepção de nossa paróquia no dia 16 de fevereiro de 2016, terça-feira; na ocasião, ele chegara em nossa paróquia e dissera: “O grande pároco desta paróquia é o Espírito Santo! ” Ao final, padre Alan ainda brincou com o Arcebispo dizendo: “Tomara que Dom José me esqueça aqui por um bom tempo”.

Clique aqui para ver as fotos da posse

Pastoral da Comunicação
Setor de Jornalismo