A ética e a política nas eleições


Com as eleições de 2018 cada vez mais próximas, é muito importante tomarmos

cuidado ao escolher nosso candidato. O voto é um direito e dever de cada cidadão e é o que define o futuro do nosso país. Votar em candidatos com históricos éticos, que procuram sempre trazer propostas para o bem da população é muito importante. Para falar sobre isso, trouxemos o Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá/PR  e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança:

Dom Anuar, que ligação há entre ética e política?

Tem tudo a ver, não existe política sem ética, política significa a busca do bem comum, por isso eu não posso confiar administração do bem comum à uma pessoa que não tem uma boa conduta.

Explicando de maneira simples, o que é ética, Dom Anuar?

A ética vem do ethos em grego que significa costumes, os bons costumes, os bons hábitos, o bom comportamento, a transparência naquilo que é meu é meu, aquilo que é do outro é do outro, o respeito pela coisa alheia.

Dom Anuar, qual é o contexto da questão ética na política brasileira hoje?

Olha, nós estamos vendo uma crise ética profunda naquelas pessoas que deveriam ser exemplo e testemunho, mas que pelo contrário, estão sendo maus exemplos para todos, principalmente para a juventude. A corrupção começa já nos nossos próprios relacionamentos e nas pequenas coisas do dia-a-dia, e hoje nós estamos escandalizados com a corrupção que tomou conta num nível em que não deveria ter chegado, que é naqueles escolhidos para governar.


Matéria retirada do site da Pastoral da Criança