PARÓQUIA N. Srª AUXILIADORA

Frente da igreja

“No final dos anos 40, a Diocese de Niterói, cujo Bispo na época DOM JOÃO DA MATA DE ANDRADE AMARAL, comprou dos herdeiros do Sr. Júlio Lima, a fazenda Laranjal. O Bispo acima citado, em 1951 resolveu lotear a referida fazenda, dando a este loteamento o nome de Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, ao dividir as terras em lotes, reservou uma quadra e doou aos moradores para que nela fosse construida uma capela e lançou a pedra fundamental, mas a igreja não fora construida.

Uma capela aqui no bairro se fazia necessária, pois só havia uma igreja protestante e a comunidade católica frequentava a Igreja do Alcântara ou Pacheco. O acesso a essas igrejas era dificil, pois a condução era precária. Em 1958, um casal da Igreja do Salesiano de Niterói, Sr. GERALDO SARDINHA e sua esposa a Sra. MARIA CURY SALDANHA, vieram conhecer a quadra onde deveria ser construida a capela. Eles ficaram muito interessados e mudaram-se para o bairro e procuraram aos poucos familias católicas que aqui se encontravam e comerçaram a formar a comunidade. Sr. Geraldo, trouxe a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e faziam peregrinações e novenas nas casas das famílias católicas. Aos poucos novas famílias foram se ajuntando e foram arrecadando dinheiro nas novenas e compraram material para a construção da capela. Os homens, as esposas e os filhos trabalhavam na construção da mesma.

Vista do pátio

Os diretores da 4º Residencia do D.E.R. vendo aquela situação difícil dos moradores, ofereceu alguns funcionários, também água e luz. O Dr. Maurício Carneiro era o chefe geral e o Dr. Paulo Abreu era o adjunto. Eles ajudaram muito na construção da Capela. Em 31 de Agosto de 1959, inaugurava-se a tão sonhada Capela. A primeira missa foi rezada pelo PADRE ONOFRE do Salesiano, que permaneceu dando assistência a comunidade. Ele celebrava uma missa por mês, depois por quinzena e posteriormente semanal. PADRE ONOFRE foi substituido pelo PADRE VENTURIM, que resolveu fazer missa campal. Na época a Capela formou a Pio União das Filhas de Maria, Congregação Mariana, Catequese, Legião de Maria e Apostolado da Oração. O PADRE VENTURIM, foi substituido pelo PADRE MUCIO, que permaneceu durante 30 dias. O Salesiano enviou para cá o PADRE DOMINGOS ALTOÉ, que passou a celebrar uma missa aos domingos no Educandário Vista Alegre para beneficiar a população.

O Bispo de Niterói DOM CARLOS COELHO, convidado pelo Sr. Geraldo Sardinha, veio nos fazer uma visita, este mesmo celebrou uma missa e ao ver os fiéis em pleno sol de janeiro, se comoveu e prometeu uma Capela maior dentro de 08 meses e cumpriu a palavra. Em setembro de 1961, deu-se a inauguração da Capela Nova. Se encontrava o PADRE DOMINGOS ALTOÉ, que celebrou o primeiro casamento na comunidade. Pouco depois este Padre sofrera em acidente de carro, ficando hospitalizado por alguns meses, em seu lugar veio o PADRE CARNIELLE.

Altar

O dia da festa era no final de semana mais próximo ao dia 24 de maio. Porém, havia uma festividade puramente religiosa, com missa, batizados, Coroação de Nossa Senhora e o terço era rezado pelas Filhas de Maria. Em 1963, 0 Salesiano deu a Capela a Paróquia São Pedro de Alcântara, ao então VIGÁRIO ADRIANO HERT, nesta época estava nos assistindo o PADRE ÂNGELO EBRAN. o PADRE ADRIANO, pediu ao PADRE BRUNO JAQUES, PADRE PIO, e este fez o saldo paroquial. PADRE THEODORO, que criou vários cursos religiosos: Cor Mirim, Cor Masculino, Cor Feminino, Cor Jovem e fundou também a Conferência Vicentina. Tiveram os Padres: PADRE DUTRA, PADRE CIPRIANO, PADRE JOAQUIM, PADRE GILBERTO, PADRE GERMANO, PADRE FRANCISCO, PADRE ANTÔNIO, PADRE EGBERTO, e dai foram formando pastorais, as missas eram celebradas todos os domingos às 08:00 e 19:00 horas, depois veio o PADRE GUANAIR.

Em 1992 os Missionários entregaram a Capela Nossa Senhora Auxiliadora para a Arquidiocese. Foi assim anexada a Paróquia de Manilha. Designado para assumir esta Capela o Pe. JOSÉ MARCELO. O Sr. ARCEBISPO DOM ALANO MARIA PENA (então Arcebispo de Niterói) elevou a Capela a categoria de Matriz Paroquial em maio de 2004 por ocasião de sua festividade. Hoje assume como pároco Pe LEANDRO FREIRE”.